quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Cutículas, o que fazer?

Hoje, dia de falar das unhas, falaremos também de uma outra parte dos dedos que é de grande importância: as cutículas. 

As cutículas são a proteção da unha e dos dedos, ou mehor, da parte interna do nosso organismo - é pelas mãos que entramos em contato com a maior parte dos microorganismos que nos podem ser nocivos. As cutículas impedem que as bactérias entrem, são uma espécie de vedação. Entretanto, para além da função imunológica, há também a função estética da cutícula: ela protege a "unha-bebê", o local onde a unha (que é queratina) começa a se formar. Se há lesões nesse local, a unha cresce feia, com ondulações e marcas. 

Então, se você quer ter unhas bonitas, comece cuidando bem das suas cutículas! Mas como?

Há atualmente o mercado uma diversidade de produtos voltados para a hidratação das cutículas, fazendo com que fiquem praticamente imperceptíveis. Dentre eles, posso citar a cera nutritiva para unhas e cutículas da Granado, Bepantol líquido ou em pomada, e mesmo os cremes para as mãos podem quebrar o galho.

Não é normal ficar com os dedos inchados depois de ir à manicure, isso é inflamação de cutícula. Se for tirar, não tire tudo, apenas o que estiver morto e em excesso. Mas cuidando bem das cutículas, não será mais necessário ter o alicate na maletinha de esmaltes. Eu nunca o tive, pois sempre deixei minhas cutículas quietas nos meus dedos e elas nunca me incomodaram, mas tenho visto que muitas mulheres têm parado de tirar as cutículas e estão satisfeitas com suas unhas. O segredo é manter as cutículas hidratadas!

Mas e pra passar o esmalte, a cutícula não atrapalha? Com prática, se vai aprendendo a passar o esmalte sem transbordá-lo sobre a cutícula, mas aqui vai um macete: passe a parte mais grossa do pauzinho de laranjeira ou de osso sobre a cutícula, como se estivesse acariciando-a, e sem forçar contra a unha. O excesso de esmalte vai sair e ficar redondinho, no formato da unha.

Fazendo assim, dá para pintar as unhas com maior frequência, mais rápido e ainda se economiza com a manicure.

A Dani do Unha Bonita fez um post bem legal sobre cuidados com cutículas aqui.

3 comentários:

  1. Dicas legais, mocinha!
    Eu tenho "cultivado" minha cutícula, já que eu mesma tenho feito minha unha e digamos que eu seja... hã... carniceira. Hahaha!

    Pra hidratá-las, eu uso a cera nutritiva Granado, que é boa e cheirosinha.

    De vez em quando eu tenho feito pé e mão no salão, então elas tiram. Mas normalmente eu as deixo proteger minhas unhas por um tempão.

    Ah, você já se cadastrou no sorteio do Maria Gastadeira? Passa lá, se puder... e boa sorte!

    Beijocas,
    Renata
    http://mariagastadeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post e amei o seu blog eu tenho um problema com cuticula não sei se tiro ou deixo mais estou deixando até agr me ajuda por favor?
    Obrigada Beijoss
    mundo-teenager.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Carol, meu conselho é que deixe as cutículas aí nos seus dedinhos. Se você hidratá-las todos os dias, não terá problemas com elas. Eu uso a cera da Granado e posso dizer que é muito boa =) Se for tirar, tire apenas o que estiver nas laterais e em excesso, com a pele já morta.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails