sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cadê a validade???

Você nunca se perguntou onde é que está a validade daquele produto que você comprou e não veio ou jogou fora a embalagem e não sabe mais?

Pois pra saber a validade, geralmente os produtos importados vêm com um desenho de um potinho destampado com a inscrição de quantos meses vale após aberto. Se tem 12M, isso quer dizer que depois que você abriu, ele vale por 12 meses, não importa se a data de validade é até 2030. Isto é, mantendo as características originais e efeito desejado. Pode ser que o produto ainda funcione depois desse prazo, mas não manterá todas as características de um produto que você acabou de abrir. Pode ser cheio, princípio ativo, fixador... etc.

Isso é por causa do contato com o ar, que vai deteriorando o produto. Mesmo que tenha aberto só pra testar, já começa a correr o prazo.
 
E quando as embalagens vêm com data de validade (é obrigatório para o Brasil vir com essa data) essa vale para os produtos fechados e geralmente os rótulos não dizem quanto tempo duram depois de aberta a embalagem.

Via de regra, para produtos líquidos/cremosos dou um prazo de no máximo 2 anos depois de abertos. E quando vem na embalagem o prazo, procuro seguir - mas geralmente acabo ultrapassando um pouco (ainda não consigo acabar com 30ml em 6 meses).

Produtos em pó costumam durar um pouco mais, mas também vencem. Isso quer dizer que sombras em pó perdem pigmentação, fixação; assim como blushes, pós, etc.

E mesmo com a embalagem fechada, geralmente não é bom usar produtos com mais de 3 anos de fabricação. Aí complicou, né? Como é que eu vou saber quando é que meu batom foi fabricado? Não cabe nada naquele minúsculo rótulo!

Aí é que está!!! Vi aqui uma dica ótima de um site para verificar a validade por meio de códigos que as marcas colocam nos produtos. Pode procurar, seu produtinho importado tem um código. Esse código diz quando ele foi fabricado e esse site desvenda o código para nós! Legal, né? E tem versão para celular também pra gente ver na loja há quanto tempo o produtinho anda zanzando por aí. O nome do programinha é Cosmetics Wizard.

Viu como não adianta comprar pra guardar? Tem de usar! Acabe com eles! E se vir que não vai dar, desapegar é uma boa pedida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails