quinta-feira, 9 de julho de 2009

Sobre primer para o rosto

Fiz a resenha sobre um produto e disse que funciona como primer, mas faltou explicar melhor... O que é, afinal, um primer?

Primer serve pra preparar a pele para receber a maquiagem, antes da base. Em geral, eles hidratam, disfarçam os poros e alguns têm proteção solar. Fixam melhor a maquiagem no rosto, diminuindo a oleosidade e impedindo que se fique com aquele aspecto "derretido".

No Brasil esse é um conceito novo, por isso os primers são, em geral, importados. A Contém 1g recentemente lançou uma linha pré-maquiagem com primer para o rosto [se alguém já experimentou, conte-nos!].

Em geral, eles têm brilhinhos que servem para disfarçar pequenas linhas de expressão (com o reflexo da luz vc não presta atenção). São muito indicados para fotografia justamente por causa disso. E realmente, o efeito nas fotos é impressionante. Mas tem de usar base por cima pra não sair brilhosa por aí.

A MAC tem um primer com FPS que não tem os brilhos, trata-se de um filtro solar que pode ser usado sob a maquiagem - e mesmo sob outro primer (o dos brilhinhos). O que gosto nele é o FPS 50 e a total compatibilidade com a maquiagem, facilitando a fixação e deixando o rosto sequinho, os poros também ficam reduzidos. [Veja post sobre proteção solar]



Primers da MAC - normal (brilhos) e com FPS

Essa é a dupla de primers para o rosto da MAC. Em geral, uso o normal à noite e o com FPS de dia. É possível também passar primeiro o com FPS e depois o normal, para ter o efeito de disfarçe óptico enquanto se deseja proteção solar.

Ainda não experimentei usar make sobre outros protetores, mas posso ver se faço uma experiência com minesol e skinblock e posto aqui. [Atualizando (12/07/09): o minesol fica melhor sob a maquiagem, com um aspecto mais natural - skinblock deixa meio esbranquiçado; usei pó silk nº6 elke e blush].

Há também o primer da Smashbox de que se fala muito bem - e é transparente! Ainda quero experimentar, é um "Best of Sephora".

Onde encontrar: Smashbox Make Up, Dani Pinheiro (MAC), Brigette's Boutique (smashbox - internacional), bazar arrase, algumas perfumarias (caríssimas) e nos freeshops mundo afora.

Tem um super-nacional, com redutor de poros, feito pela mãe da Marina aqui.

Esses são alguns dos primers principais, se você conhece algum de que não falei aqui, comente!

Há também outros tipos de primer: para olhos, para lábios e para os cílios, mas isso são outros posts... aguarde!

2 comentários:

  1. Fui na Contém 1g semana passada e passei o primer no dorso da mão (pq estava com filtro solar, então não ia dar o efeito certo no rosto). Achei cheiroso e bem macio, mas caro! Uma opção que achei legal é o fluido matificante também da contém 1g que é um primer(apesar de as vendedoras dizerem que não) e é bem mais barato - 26 reais.

    ResponderExcluir
  2. A Urban Decay lançou novos primers, vejam no catálogo de outono: www.urbandecay.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails